Centro de Comunicação dos Oceanos em Lisboa

Centro de Comunicação dos Oceanos em Lisboa

Nysse Arruda

Jornalista e curadora


Apresentação do inédito conceito

Considerando o importantíssimo papel que os Oceanos representam no quadro do clima e ambiente no planeta, ressaltando a crescente preocupação mundial em relação à poluição marinha e lembrando o grau de desconhecimento pelo público em geral ainda existente acerca dos Oceanos, a jornalista náutica Nysse Arruda apresenta o Centro de Comunicação dos Oceanos, uma iniciativa cujo objetivo é divulgar e partilhar informação atualizada sobre os mais variados temas relacionados com os Oceanos, interligando via LiveStream os países de Língua Portuguesa.
O Centro de Comunicação dos Oceanos está sediado em Lisboa, tornando assim a capital portuguesa num polo de informação atualizada acerca dos Oceanos.
O projeto pretende unir os públicos dos países de Língua Portuguesa, de forma virtual (via LiveStream e redes sociais), e as diversas comunidades de Língua Portuguesa espalhadas pelo mundo, através da realização de ciclos trimestrais de palestras, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, especialistas nos mais variados temas relativos aos Oceanos (histórico, geográfico, cultural, ambiental, científico, acadêmico, literário, musical, gastronómico, desportivo etc.).

Uma audiência virtual internacional

A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar e à náutica e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações não-governamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos.
As palestras LiveStream são virtuais e interativas, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.), gerando uma multiplicação de seguidores nas redes sociais entrecruzadas.
O 1.º ciclo de palestras decorre nos dias 4, 11, 18 e 25 de Julho e dias 18 e 26 de Setembro, na sala Aula Maynense, na Academia das Ciências de Lisboa.

Padrinhos portugueses e estrangeiros 

O Centro de Comunicação dos Oceanos conta como padrinhos os velejadores olímpicos portugueses João Rodrigues (veterano windsurfista madeirense que participou em sete Jogos Olímpicos) e madrinha Joana Pratas (a primeira e mais jovem velejadora portuguesa nos Jogos Olímpicos num barco à vela, participante de uma travessia do oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres, Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e Embaixadora das Estações Náuticas).
Dentre as personalidades internacionais a apoiar o projeto destacam-se o velejador brasileiro pentacampeão olímpico Torben Grael (skipper vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009 a bordo do veleiro sueco Ericsson), o surfista americano de ondas gigantes Garrett McNamara e instituições como Marine MegaFauna Mozambique.


Apoios institucionais e reconhecimento de mérito

O Centro de Comunicação dos Oceanos mereceu apoios institucionais do Ministério do Mar (cuja Ministra Exma. Sr.ª Ana Paula Vitorino integra a Comissão de Honra, ao lado do diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido, e do Presidente da Sociedade de Geografia, Prf. Luis Aires-Barros), do Ministério do Ambiente, da Câmara Municipal de Lisboa, do Instituto Hidrográfico, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, além de uma Declaração de Mérito da UNESCO-Portugal e reconhecimento da Presidência da República Portuguesa.

Patrocínios nacionais e divulgação internacional

Destaque para o patrocínio principal da EGF-Environment Global Facilities (empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal), o co-patrocínio da EPAL e o apoio de um Media Partner Internacional, a empresa inglesa Polaris Media, na divulgação na imprensa do setor marítimo internacional.

Uma Associação sem Fins Lucrativos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é uma Associação sem Fins Lucrativos sediada em Lisboa com o objetivo de incrementar a consciencialização global acerca do conhecimento dos Oceanos e consequentemente do problema da poluição marinha. Foi fundada em Março de 2018 pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda. 
“Tenho trabalhado como jornalista náutica há mais de 20 anos e ultimamente tem sido minha ambição criar uma plataforma como o Centro de Comunicação para os Oceanos”, disse Nysse Arruda.
"Embora o objetivo seja cobrir uma ampla gama de questões relacionadas ao mar e ao meio ambiente, haverá uma forte ênfase na necessidade de conscientização da poluição marinha e do estado dos mares e oceanos."
Os desafios que a humanidade enfrenta para proteger os oceanos são mais extremos do que nunca. Há uma onda de preocupação pública sendo alimentada pelo aumento da atenção da midia na conservação dos oceanos. O Centro de Comunicação dos Oceanos visa reunir especialistas em diversas áreas do saber relacionado com o mar, para compartilhar conhecimento e ampliar a compreensão daquela que é a maior área do planeta. "É somente através de uma comunicação global e colaboração eficazes que podemos verdadeiramente priorizar e identificar soluções para preservar a saúde dos nossos oceanos."
“Estamos especialmente interessados em engajar a indústria marítima, as instituições universitárias, os centros de pesquisa e as fundações, bem como marinheiros, surfistas, mergulhadores, pescadores, artistas, escritores etc. sensibilizados quanto à necessidade de proteção do ambiente marinho.”
“Iremos aproveitar todo o potencial desta era digital e estimular seguidores online nas comunidades de Língua Portuguesa por meio do website www.ccoceanos.pt e plataformas de mídia social.”
“Haverá uma forte ênfase no engajamento dos países de Língua Portuguesa e estamos empenhados em construir uma rede nesta comunidade internacional que se estende pela Europa, África, América do Sul e Ásia com enclaves em Macau e Goa, e outras nações insulares como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estando assim a Língua Portuguesa presente e viva nos oceanos Atlântico Norte e Sul, Índico e Pacífico.”
FICHA TÉCNICA
Biografia - Nysse Arruda 
Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas. Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa.
Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português (www.nyssearrudasailing.com entre 2010 e 2013). É também autora de diversos livros sobre o desporto à vela publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais, 2010 e Volvo Ocean Race 2011-2012, além de uma obra dedicada à capital portuguesa – A Beleza de Lisboa-Eléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010. 
Foi repórter especial na Expedição Antárctica de 1986, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy