background

Perfil: Dra. Ana Marta Gonçalves

Doutorada pela Universidade de Coimbra em colaboração com a Universidade de Ghent, Bélgica. Atualmente é investigadora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade de Coimbra, e do laboratório avançado MAREFOZ, sediado na Figueira da Foz, sendo também colaborada no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. Em Janeiro de 2018 integrou a nova Direção do MARE, sendo a responsável pelo pelouro da Formação Avançada. 
Desde 2016 é membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra; é membro e Vice-presidente do Comité Europeu de Educação da Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química e membro do corpo editorial das revistas indexadas Ecological Indicators e IEAM. 
O seu trabalho de investigação e da equipa que supervisiona desenvolve-se na fronteira entre a Ecologia e a Toxicologia, incluindo alterações globais induzidas pelo ser humano em sistemas aquáticos e efeitos nos processos bioquímicos dessas comunidades, sendo uma das áreas de estudo os impactos no sector alimentar e na saúde e bem-estar do indivíduo. 
Ana Marta tem dedicado especial interesse às questões relacionadas com a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, participado em vários projetos e atividades para crianças do pré-escolar a jovens dos ensinos secundário e universitário, e publicado vários capítulos em livros sobre esta temática. 
Em 2008 recebeu o prémio MARS Travel Award for Young Scientists com o projeto “Functional shifts in zooplankton in a temperate estuary (Mondego estuary – western Portugal) based on fatty acids profiles”. 


Publicações mais recentes